quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Serei eu um nerd?

"Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras actividades mais populares. Por essa razão, um nerd é muitas vezes excluído de actividades físicas e considerado um solitário pelos seus pares. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia."

in Wikipédia.

Confesso que exerço algumas actividades intelectuais, mas nenhuma que julgo ser inadequada para a minha idade, até porque a mesma começa a avançar sem que sobre essa consiga exercer algum controlo. Não que alguma vez tenha exercido, mas quando somos novos pouca ou nenhuma diferença faz termos 6, 7 ou 8 anos. Talvez alguns centímetros por ano. No meu caso todos sabemos que não foi bem assim que as coisas funcionaram.

Não pratico assim tantas actividade populares. Definam-me por favor actividades populares. Significado desconhecido. Medido pela intensidade ou pelo volume de praticantes?

A actividade física nunca foi problema, sempre fui um miúdo com genica.

Solitário. Sem dúvida.

Integração Social. Não tenho dificuldade. Mas também as oportunidades não são muitas. Culpa minha.

Conhecimento. Quanto mais melhor. Tecnologia? Às vezes boa outras vezes parva e sem sentido.

Reparem apenas como começa o texto e como acaba. Sem nexo e sem sentido. Com piadas parvas e, mais uma vez, passando ao lado do que me havia proposto inicialmente.

Chamada curiosa. Bons tempos. Com vontade de repetir. Força. Tu que tens mil-e-uma-maneiras-de-me-fazer-rir.

Trapalhada total. Falta de paciência. Olho para o lado e estico o braço. Esticam-me o braço de volta.

Num pequeno mundo, este gesto pode fazer toda a diferença. E faz. Afinal não estou sozinho. Das 10 a 12 horas que passo isolado, parece que afinal não sou o único nerd.

Os que aqui não estão, esses sabem o que sou. Conhecem-me como ninguém. A eles devo quase tudo.

E sim, por eles nunca direi não. Afinal eles são tão Nerds como eu.

1 comentário: